Escola do Povoado Estiva pede socorro e alunos tem educação prejudicada por problemas estruturais
Tutóia

Escola do Povoado Estiva pede socorro e alunos tem educação prejudicada por problemas estruturais

A Unidade Escolar Integrada Joaquim Veras, que fica no povoado Estiva, em Tutoia, sempre está no meio de temas polémicos, e desta vez à falta de estrutura para os alunos e funcionários vem causando revolta dos moradores.

Durante visita na última semana, Manoel Castro, presidente da AMOPPE – Associação do Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, pode ver de perto a situação que se encontra a unidade escolar.

Em um vídeo divulgado nas suas redes sociais, é possível ver que o portão, que faz a segurança da escola, está com problema, dificultando a entrada e saída dos alunos.

Lá dentro da Unidade Escolar, Manoel Castro filmou uma das salas de aula, onde o calor predomina. Isso graças a falta de forro, uso de telhas no telhado e o ventilador que não serve pra nada. Também a falta de iluminação é outro fator que vem atrapalhando o ensino, sem falar que, como não existe uma divisória no teto entre uma sala e outra, o som acaba passando, atrapalhando o ensino.

Vale lembra que a Unidade de Ensino Joaquim Vera quase foi fechada pela prefeitura, mas graças a ação da comunidade e da AMOPPE em 2023, ele se manteve aberta.

Entretanto, o que vemos é o abandono por parte do poder público, onde todas as melhorias que são feitas só ocorrem graças a doações e ações dos moradores do Povoado Estiva.

Outros problemas relatados por Manoel Castro é a falta de trinco no banheiro masculino, os computadores da biblioteca e secretaria quebrados e o ventiladores da diretoria que estão sem funcionar.

Assim, é preciso uma ação mais forte por parte da prefeitura para que esses problemas possam ser solucionados, oferecendo um ensino de qualidade aos alunos e melhores condições de trabalho aos profissionais da educação.

“Essa escola faz parte da história de muita gente do Povoado Estiva. Foram feitos vários ofícios e até agora nada de vermos os resultados. Por isso, pedimos mais dignidade aos nossos alunos, pois a educação é a base de tudo”, disse Manoel Castro.

Assim, fazemos um apelo para que a prefeitura de Tutoia e a Secretaria da Educação olhe com carinho para a Unidade Joaquim Veras, proporcionando uma estrutura melhor no ensino

Veja o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=B-uKWD2PwhU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *