Juíza do Tribunal do Trabalho visita o Povoado Estiva com incentivo ao estudo e combate ao trabalho infantil
Tutóia

Juíza do Tribunal do Trabalho visita o Povoado Estiva com incentivo ao estudo e combate ao trabalho infantil

O Povoado Estiva teve a grande honra de receber essa semana a visita da juíza Dra. Liliana, que esteve na região representando o Tribunal do Trabalho do Maranhão, um projeto que visita escolas do estado no combate ao trabalho infantil.

Além de uma visita animadora, a juíza pode se sensibilizar com a situação da escola no Povoado Estiva, que quase foi fechada em 2023 pelo poder público, mas graças a ação popular e empenho da AMOPEE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, conseguiu manter o ensino através de doações de material escolar e outros itens básicos de ensino.

Essa foi a terceira ação do Tribunal do Trabalho em Estiva. A primeira foi a participação do Desembargador Luiz Cosmo em uma live nas redes sociais. Já a segunda foi a doação de 100 cadeiras para a AMOPPE.

Segundo Manoel Castro, que hoje é presidente da AMOPPE e vem fazendo um excelente trabalho à frente da educação e outras necessidades dos povoados, a partir de agora o tribunal estará mais próximo, acompanhando e incentivando principalmente a educação de qualificação. “É um trabalho que está apenas começando, mas já vem dando frutos”, disse ele.

Esta foi a primeira vez que uma juíza visitou o Povoado Estiva e interagiu com toda a comunidade. O objetivo foi resgatar o interesse das crianças ao estudo, não só para que aquelas que estão matriculadas não abandonem, como atrair novos alunos que estão fora da escola.

“Somente através do estudo elas vão poder ter mais oportunidades. E nesta visita, a juíza se sensibilizou com algumas histórias e vai ajudar diversas crianças”, disse Manoel Castro.

No futuro o projeto é abrir um laboratório de informática em parceria com o tribunal para que esses jovens possam se qualificar e ter uma profissão.

E não podemos esquecer que a escola do Povoado Estiva nunca esteve tão amparada, atuando em parcerias com poder de alto escalão, algo que jamais foi feito pelo poder público junto aos povoados que fazem parte da região de Tutoia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *