Desembargador Luiz Cosmo diz que nunca teve medo do impossível e fala como a educação mudou a sua vida
Notícias,  Tutóia

Desembargador Luiz Cosmo diz que nunca teve medo do impossível e fala como a educação mudou a sua vida

Já pensou nascer em uma cidade do interior do Nordeste, viver em uma família pobre, passar por grandes dificuldades e, quando adulto, virar uma das maiores autoridades do Poder Judiciário de um Estado? Muitos diriam que isso é impossível de acontecer, mas não foi o caso do Desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), que conversou com Manoel Castro, por meio de uma live, no Instagram, na última terça-feira (20), em um papo bastante descontraído, e que trouxe uma visão inteligente de superação e prosperidade como incentivo aos pais e alunos dos povoados de Tutoia onde está ocorrendo o fechamento de escolas por evasão escolar.

O Desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior nasceu na cidade de Jupi, em Pernambuco, de uma família de 22 filhos, onde 11 sucumbiram ainda crianças em decorrência de mortes prematuras.

Em seu relato de vida, o Desembargador Luiz Cosmo disse que seu pai era agricultor e contava com a ajuda dos filhos na lavoura. Assim, desde cedo, ele ajudava na renda da família, e, na época, não contavam com nenhum benefício social provido pelo governo.

Entretanto, seu pai, mesmo analfabeto, sempre incentivou os filhos ao estudo. Foi assim que saiu da zona rural e se mudou para a cidade com a finalidade de manter os filhos na escola.

“Meu pai acordava cedo e nos levava para a roça para plantar mandioca, feijão etc. Às 11h, íamos para casa para almoçar e, em seguida, à escola, que ficava a 6 km de distância”

Lá na cidade, ainda muito jovem, trabalhou com frete com um carrinho de mão, depois foi camelô, por 6 anos, e até de cambista de jogo de bicho trabalhou. Tudo para ganhar dinheiro e ajudar no sustento da família e de seus estudos.

Depois que terminou o Ensino Fundamental, era necessário completar o Ensino Médio na cidade de Garanhuns, mas como não havia transporte público e nem tinha condição de pagar particular, ficou 3 anos parado, época em que pediu ao diretor de uma escola para assistir aulas como ouvinte, repetindo assim praticamente todo o ensino fundamental para não ficar parado, o que lhe possibilitou mais tarde fazer o supletivo do curso seguinte em 6 meses.

Foi quando aos 18 anos, se mudou para Recife para prestar serviço militar e, por 1 ano, atuou na Marinha. Ao sair, retornou aos estudos, fez vestibular para o curso de Direito, atuando na área, como advogado, por 10 anos, com relativo sucesso na carreira.

Entretanto, como já estava casado e com filhos, resolveu buscar maior segurança profissional, foi então que prestou concurso para a Magistratura. E quem pensa que ele passou logo de primeira, está enganado, a partir do 8º concurso não contou mais, “para não dá azar”, brincou. Acha que foram 11 concursos públicos prestados até conseguir passar para o cargo de juiz do trabalho.

“Eu estudava à noite depois do trabalho. Mas fui insistente. Assim, eu sempre digo: insistam naquilo que vocês querem”

Desde 2005, Luiz Cosmo é Desembargador e lembra que a razão principal de sair do sítio para a cidade foi a questão do estudo.

“Meu pai era analfabeto, mas queria dar condição melhor para os filhos. Por isso, mudamos para a cidade. E hoje sou um exemplo.”

Manoel lembrou que nos povoados de Tutoia, as pessoas também estão saindo da zona rural e indo para a cidade em busca de educação e melhores condições de vida. Sobre esse assunto, o Desembargador Luiz Cosmo deu um depoimento esclarecedor.

“Não tem outro caminho, é a educação, ainda mais para os pobres. Procure o estudo, procure a escola. Eu não sei o que é medo e isso foi importante para a minha vida. Sempre achei que nasci para dar certo. Não tenha medo da vida, ela está aí e todos nós podemos ter uma condição boa. A nossa vida não depende dos outros. Contamos com a ajuda de muita gente, mas dependemos só de nós”

Para ele, infelizmente, o poder público não tem dado bons exemplos, mas, que, nós, eleitores, temos culpa também, porque fomos nós que os colocamos lá.

“Não adianta dizer que alguém está fazendo algo errado se nós mesmos damos poder a eles para isso. O político que quer continuar manipulando a sociedade não é a favor da educação, porque sabe que o dia que a pessoa tiver conhecimento, não vai mais aceitar as coisas erradas. Assim, fica a nossa responsabilidade de votar de forma correta”

Como frutos de sua boa semeadura, por meio dos estudos, o Desembargador Luiz Cosmo comentou que gosta de fazer viagens pelo mundo, que já visitou cerca de 33 países, dentre outros prazeres que a vida pode lhe proporcionar, mostrando que a educação muda a vida das pessoas para melhor.

Sobre esse tema, o magistrado disse que uma coisa boa de viajar pelo exterior é provar que, aqui, no Brasil, temos muitas coisas melhores do que lá e aconselha que as cidades que possuem grande potencial econômico nesta área devem investir mais.

“O turismo hoje é responsável por boa parte da economia de diversos países. E aqui, no Brasil, com essas riquezas que temos, como é o caso do Maranhão e da região de Tutoia, não podemos perder essa oportunidade. Mas, para que isso dê certo, temos que cuidar bem do nosso turista. É nessa área, faltam incentivos também por parte dos governos, desvalorizando as riquezas naturais”.

Sobre isso, Manoel Castro lembrou as riquezas que a região de Tutoia tem e enfatizou as ações da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca para fomentar o turismo na Península dos povoados associados, como a demarcação de trilhas ecológicas e de passeios de barco.

Esse despertar da comunidade está ocorrendo com o incentivo dos “filhos da terra” que saíram de Tutoia anos atrás em busca de melhores condições de vida e hoje estão se empenhando para que as novas gerações recebam um legado no futuro e não precisem se ativar em meio a sacrifícios e humilhações de toda sorte longe de casa em busca de uma melhor qualidade de vida. Sobre isso, o Desembargador Luiz Cosmo reconhece a importância dessas ações e conclama o apoio de todos para a mudança do cenário atual.

“Quem se destacou é responsável por incentivar os mais jovens. Porque, mesmo nascendo em uma cidade pequena, em uma família pobre e com adversidades pelo caminho, nada pode impedir a busca pelo sucesso. Basta você se empenhar e ir atrás dos seus sonhos”

E é justamente esse o objetivo das lives semanais realizadas pelo presidente da AMOPPE, Manoel Castro, levar informação de qualidade aos moradores, como o exemplar testemunho de vida do Desembargador Luiz Cosmo alertando sobre a importância da educação, mostrando que, graças ao estudo, todos, independentemente de onde estejam hoje, podem ter um futuro melhor amanhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *