Discussões sobre o calcário em Tutoia eleva o interesse da população pelo meio ambiente e faz poder público abrir os olhos para leis de proteção
Meio Ambiente em Tutóia,  Tutóia

Discussões sobre o calcário em Tutoia eleva o interesse da população pelo meio ambiente e faz poder público abrir os olhos para leis de proteção

O interesse em proteger o meio ambiente em Tutoia continua em alta e a discussão sobre a extração do calcário na cidade abriu vários caminhos para pensar sobre o que é preciso fazer para preservar a região.

O calcário foi um gatilho que despertou na sociedade de Tutoia um grande interesse em proteger, mas também de conhecer as nossas riquezas naturais.

E com a chegada dessas empresas em explorar esses recursos naturais, as pessoas começaram a ficar motivadas em entender quais os impactos que elas trazem.

Foi a partir deste despertar sobre a discussão do calcário que a gente continua avançando. E a novidade sobre isso é que agora estamos formulando um documento para as autoridades e órgãos competentes que irá ajudar a construir um estudo científico sobre os impactos que essa extração trará.

Com base neste estudo, vamos poder trabalhar em algumas ações e contrapor as empresas que estão explorando. Além disso, será fundamental quando uma outra empresa tiver interesse na exploração em Tutoia.

Hoje a Câmara dos Vereadores já está envolvida nesse projeto e algumas reuniões já foram realizadas, sempre com a participação da população e da Biomar Mineração.

E tudo isso começou lá em 29 de setembro, quando a sociedade civil se manifestou, por meio de Manoel Castro, que fez um levantamento de como a população estava se sentindo diante do plano das empresas que aqui fazem a exploração da região em diferentes setores. A partir desse momento, foi desenvolvido uma série de atividades e essa discussão foi levada ao poder público, que abraçou a causa e está seguindo com ações sem precedentes em benefícios de todos.

Diante disso, neste momento, agora temos duas frentes de trabalho: através do legislativo, por meio da Câmara de Vereadores e da Sociedade Civil Organizada. Ambos estão interessados e empenhados em promover um estudo científico independente, sem a participação das empresas.

Com base em tudo isso que vem acontecendo, a sociedade civil está fomentando um Fórum Permanente que possa gerar discussão do meio ambiente de Tutoia, para que outros assuntos possam ser debatidos.

A outra novidade é que, a Câmara dos Vereadores está levando as discussões para criação de um código de meio ambiente municipal, visto que hoje não existem regras para punição dentro da cidade.

Segundo Manoel Castro, Tutoia ainda é muito leiga com relação à legislação, mas é preciso mudar isso. Assim, todas essas ações visam buscar alternativas por meio de ações concretas.

E você, está empenhado em fazer a diferença nessas ações que envolvem o meio ambiente de Tutoia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *