Representante do Instituto Tartarugas do Delta diz que Ibama e Biomar Mineração não fizeram estudos corretos na área de extração do calcário em Tutoia
Meio Ambiente em Tutóia,  Notícias,  Tutóia

Representante do Instituto Tartarugas do Delta diz que Ibama e Biomar Mineração não fizeram estudos corretos na área de extração do calcário em Tutoia

Durante a Audiência Pública realizada a última terça-feira (29), a público presente pode contar com a participação de Roseana Galeno, representante do Instituto Tartarugas do Delta, do Piauí, que com seu conhecimento no assunto, pode falar aos presentes sobre os perigos da implantação da Bioma Mineração na região de Tutoia para a extração do calcário.

Em sua fala, Roseana disse que estava preocupada com a extração na costa, porque o Piauí e o Maranhão são unidos pelo Delta do Parnaíba.

“Viajamos cerca de 119 km e fiquei bastante feliz em participar desta audiência Pública, porque percebemos que a comunidade de Tutoia está bem representada por quem entende e quer lutar pelos seus direitos”.

Sobre a extração de calcário na região de Tutoia, ela disse que, como bióloga, existem alguns aspectos que vem preocupando, como o fato da empresa e os relatórios apresentados estarem desconsiderando a relevância desse substrato marinho, visto que ele tem uma importância muito grande.

“Quando se diz que não existe vida neste substrato, isso é um equívoco muito grande, porque elas são de extrema importância para o fundo marinho, inclusive para a cadeia econômica da pesca”.

Para Roseana, faltou um estudo ético-ecológico que abrangesse o conhecimento dos pescadores nesta área de extração, além de pesquisas sobre a arqueologia subaquática, pois esse substrato conta a história da humanidade.

“Me preocupa este discurso de que a área é inerte, sendo que ela não é. Porque nós pesquisadores temos bastante estudos nestas áreas que mostram como a vida marinha trabalha em perfeita harmonia. Ou seja, eu faço um apelo ao Ibama para ampliar esse estudo e então vocês vão perceber o perigo que é implantar uma empresa dessa magnitude sem os cuidados necessários”

Esse debate entre a sociedade de Tutoia e os órgãos competentes visa promover um maior entendimento sobre quais os benefícios da implantação desta empresa na região, além de discutir os perigos que a extração de calcário pode trazer ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *