Tutoia comemora 85 anos, o paraíso litorâneo do Maranhão que busca reconhecimento nacional
Tutóia

Tutoia comemora 85 anos, o paraíso litorâneo do Maranhão que busca reconhecimento nacional

Neste 29 de março, a cidade de Tutoia comemora 85 anos, recheada de história e com um povo alegre que busca todo dia transformar esse paraíso litorâneo em uma referência do turismo no estado do Maranhão.

O município fica em uma base de exploração entre dois ecossistemas naturais vitais do nordeste brasileiro: Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

Quase na divisa com o Piauí, o município encanta os turistas com sua tranquilidade e sua reserva natural única, sendo um dos destaques da Rota das Emoções, que percorre o litoral do Ceará, Maranhão e Piauí.
Por possuir duas das mais importantes reservas naturais do Brasil, o destino mistura diferentes estilos de paisagens, incluindo praias, rios, dunas, manguezais e lagoas de água doce.

Conheça a história de Tutoia

Tutoia fica localizada no Estado do Maranhão, com uma população estimada de 58.860 habitantes, segundo últimos dados do IBGE.

Fundada em 29 de março de 1938, a cidade é composta por praias, mangues, dunas, lagos e rios, sendo um dos portais de entrada para quem quer conhecer o Delta do Parnaíba.

A região foi originalmente habitada por uma população indígena de tremembés nas margens do rio Tutoia (atualmente conhecido como rio Bom Gosto). Com o tempo, um grande número de homens de Parnaíba chegaram à aldeia e ali estabeleceram fazendas de gado e cavalos, o que gerou conflitos com a população indígena.

A vila prosperou como um porto que facilitava o escoamento da produção e foi elevada à categoria de vila em 1º de agosto de 1758.

Existem várias teorias sobre a origem do nome do município. A primeira delas indica que Tutoia é uma variante de “Troas”, famosa cidade grega da Ásia Menor, famosa pela beleza de Helena, que provocou a guerra cantada por Homero.

Outra versão encontrada no estudo “Tutoia e Seu Folclore” afirma que a palavra vem de um ambiente indígena, na língua Tremembé, onde vivia o povo do mesmo nome. Nesse sentido, Tutoia significa “um pedaço de areia”, “uma vasta duna”, que descreve efetivamente as características topográficas da área costeira de Tutoia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *