Tutóia

Estiva une povoado em Grupo de WhatsApp por avanço na região

Antes de mais nada, os moradores do Povoado de Estiva, na cidade de Tutóia, no Maranhão, estão juntos mais do que nunca para solicitar e promover mudanças na região. Além disso, os moradores uniram o povoado em Grupo do WhatsApp para gerar discussões que venham promover melhorias a região.

No grupo, simpatizantes ao movimento que viveram em Estiva-Tutóia-MA no passado, mas hoje residem em outras cidades por todo Brasil, também estão presentes, prestando apoio e direcionamento às mudanças.

O pontapé inicial do movimento

Em primeiro lugar, a data 1º de fevereiro de 2023 é o grande símbolo de toda essa união. Foi quando o Povoado de Estiva recebeu a notícia de que a Prefeitura de Tutóia voltou atrás na decisão de fechar a U. I. Joaquim Veras, única escola da região.

Secretaria da Educação e Vice-Prefeita de Tutóia na U.I Joaquim Veras – Estiva – Tutóia em Movimento

A data é conquista de um movimento que foi encabeçado por manifestações virtuais e presenciais através de um Grupo de WhatsApp, rebatendo a decisão da Prefeitura de Tutoia de fechar a escola. Ato que foi apontado como crime de interferência ao acesso a Educação Básica do Povoado de Estiva (Art. 205 da Constituição Federal) .

As manifestações levou a Secretária de Educação Dayse Baquil e a Vice-Prefeita de Tutóia, Maria do Carmo. A se encontrar pessoalmente com os moradores para anunciar a permanência da escola em funcionamento.

Depois de conseguir reverter a ordem da Prefeitura de Tutóia, os moradores se viram na posição de solicitar ainda mais melhorias a região. Continuando a unir simpatizantes ao movimento no Grupo de WhatsApp.

O primeiro passo à Associação de Moradores da região

Todos os moradores e simpatizantes trabalharam em uma lista de solicitações que foi enviada a Associação de Moradores de Estiva , na intenção de projetar mudanças na região.

Dentre as solicitações está a criação de Posto de Saúde e o Pedido de Documentação das Terras de cada Morador. Além disso, o Transporte Público a Tutoia e Iluminação Pública adequada.

Também é um desejo dos moradores de inserir a data 1º de fevereiro de 2023 no calendário oficial de Comemorações de Estiva. Afim de registrar a resistência do povoado ao legado da U. I. Joaquim Veras, que formou centenas de habitantes da região.

Povoado de Estiva – Prefeitura de Tutóia
Faça parte do Movimento

Por fim, para Participar do Movimento, basta entrar no Grupo do Povoado via WhatsApp, incluindo aqueles que não residem mais na cidade, mas que, espalhados por todo o Brasil, apoiam a comunidade.

Veja Mais:

Povoado de Estiva faz lista de melhorias à Associação de Moradores da região

Quem tem direito a Tarifa Social de Energia Elétrica em Tutóia no Maranhão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *