Notícias,  Tutóia

Êxodo Rural ao inverso: como os nascidos em Tutoia estão se organizando para voltar

Durante muitos anos à população do Nordeste e Norte do Brasil deixaram suas terras em busca de uma melhor condição de vida em outros estados, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Este êxodo rural fez com que as grandes metrópoles se tornassem o lar dessa população, que fugindo da seca, além de irem atrás de melhores estudos ou um emprego, optaram por deixar as cidades, partindo para novos desafios. E muitos deles acabaram tendo sucesso e hoje estão retornando, não só para levar o conhecimento que adquirem nestes anos fora, como também incentivar o crescimento destas regiões, fazendo com a população não precise mais sair para outros estados em busca de uma melhor condição de vida.

Esse é o caso do Manoel Castro, empresário de sucesso que ainda jovem, 1993, deixou a cidade de Tutóia, no Maranhão, e hoje está se planejando para voltar ao seu povoado Estiva, levando sua marca, o que vai gerar empregos e acima de tudo, oportunidades para que as novas gerações fiquem na cidade e possam ajudar com o crescimento econômico local.

Durante uma live no perfil da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores do Povoado de Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, Manoel Castro contou sobre os motivos que o levaram a sair de Tutóia.

“Assim, como eu, outras pessoas saíram para conseguir mais condições de vida. Há 30 anos, não tínhamos energia elétrica e o acesso a comunicação era somente via rádio, onde apenas 3 pessoas tinham aparelho em casa, sendo esse o atrativo no povoado. Só havia uma escola (como é até hoje), e quando chegava no 5° ano, era preciso sair para outras cidades para estudar e conseguir uma qualificação melhor. Eu era muito tímido, tinha medo de me comportar, medo de falar e foi difícil superar. Mas, a principal ferramenta para conseguir algo foi essa dificuldade, pois eu sentia que precisava de mais para vencer”

Fora de Tutóia, Manoel Castro foi morar em São Luís e depois se mudou para São Paulo, onde entrou no ramo da internet, e ao obter aperfeiçoamento, montou em 2011 uma empresa de e-commerce, trazendo outras pessoas do Maranhão. E foi as condições e tendo recursos financeiros, que o motivou a voltar. Em 2018, quando vendeu sua empresa, começou a planejar em levar sua marca para o terreno onde nasceu, em Estiva no município de Tutóia-MA. Segundo Manoel Castro, ele tem tecnologia e a região oferece mão de obra. Portanto, é só tirar o projeto do papel e mãos à obra.

Assim como Manoel Castro, muitas pessoas vêm se planejando para retornar para a cidade natal. Grande parte delas já criaram os seus filhos, adquiriram uma profissão e hoje se sentem mais seguros para voltar.

Entretanto, essa volta não é apenas para estar próximo de suas raízes ou porque o lugar onde vivem está ruim. Pelo contrário! Quem está retornando, ainda mais para a cidade de Tutóia e aos povoados da região, vem trazendo uma bagagem de conhecimento que será transferido aos moradores que ficaram oferecendo cursos, aprimoramento profissional e até mesmo emprego em novas modalidades que serão criadas dentro dos povoados.

Que mais pessoas possam ter a mesma atitude de Manoel Castro e de seus conterrâneos de retornarem e assim ajudar no crescimento de pequenas cidades, que às vezes são grandes recursos naturais e novas oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *