Notícias,  Tutóia

Povoado reverte decisão da Prefeitura de Tutóia de fechar escola

No dia 30/01, os moradores do povoado de Estiva, em Tutóia, Maranhão. Foram surpreendidos por um anuncio feito pela Prefeitura de Tutóia de encerrar as atividades e fechar a Unidade Integrada Joaquim Veras, única escola da região.

Antes de mais nada, o comunicado foi feito aos pais e alunos anunciando o fechamento da U.I Joaquim Veras e indicando transferência dos alunos matriculados para outros Povoados. No entanto, os moradores não aceitaram a decisão e iniciaram uma campanha de protestos contra a decisão da Prefeitura de Tutóia.

Moradores apontam decisão de Prefeitura de Tutóia como ato contra o Art. 205 da Constituição Federal
Moradores de Tutóia protestando – Tutóia Em Movimento

A movimentação ocorreu principalmente na internet, pelos Grupos de WhatsApp, através de postagens que apontavam a decisão como ato criminoso, já que interfere no único acesso a Educação Básica (Art. 205 da Constituição Federal) do Povoado de Estiva.

Manoel Castro, nascido e criado no povoado, onde foi aluno até os 13 anos do Grupo Escolar Joaquim Veras, hoje intitulado Unidade Integrada Joaquim Veras. Encabeçou o movimento de rebater a decisão da Prefeitura de Tutóia com diversas postagens, uma delas destacando a interferência que tal decisão impactaria nos moradores da região:

“Vamos analisar… a Escola tem mais de 60 anos, já educou milhares de pessoas, atualmente tem excelentes índices de alfabetização, está reformada recentemente… tem alunos na média de 03 a 05 anos matriculados… Como os pais e mães destes alunos estão se sentindo?

A Unidade Integrada Joaquim Veras, nasceu com nome Grupo Escolar Joaquim Veras, eu estudei nesta escola até meus 13 anos, hoje a escola além de educar as novas gerações, também é uma Seção Eleitoral, ou seja é um patrimônio da comunidade.” – Manoel Castro, em trecho de postagem no Facebook.

A publicação de Manoel Castro gerou visibilidade ao assunto com os internautas e simpatizantes a causa na região. Além disso, resultou em promover no dia 01/02 a visita da Secretária de Educação Dayse Baquil e a Vice-Prefeita de Tutóia, Maria do Carmo. A visita foi na intenção de levar uma satisfação aos moradores e alunos da U.I Joaquim Veras. Na ocasião, foi divulgado que o anuncio seria revisado para manter a escola funcionando na região:

Secretaria da Educação e Vice-Prefeita de Tutóia na U.I Joaquim Veras – Tutóia em Movimento

“Neste Ato em prol da Educação, foi uma força de toda a população, desde os mais jovens aos mais velhos, dos moradores do Povoado aos filhos espalhados pelo Brasil, do Lavrador ao Advogado, todos unidos, de mãos dados em defesa da Nossa Escola

Parabéns ao nosso povoado pela nossa Vitória.

Agradecemos aos órgãos que foram acionados, como Ministério Público do Maranhão, Secretaria Estadual da Educação, Câmara dos Vereadores de Tutóia, Secretaria de Educação de Tutóia e a Prefeitura que ao sentir o manifesto do Povo, voltou atrás na decisão de fechar a escola e manteve funcionando.

Que o Dia 01/02/2023 seja um Marco, onde o Povo e Filhos da Estiva mostraram que juntos somos mais Fortes.” – Manoel Castro, em trecho de postagem no Instagram.

Por fim, a Unidade Integrada Joaquim Veras está funcionando normalmente com os alunos da região do Povoado Estiva dando continuidade ao ano letivo de 2023 na única escola da região. A Prefeitura de Tutóia voltou atrás com sua decisão seguindo a promessa feita pela Vice-Prefeita e Secretária da Educação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *