Notícias,  Tutóia

Quem tem direito a Tarifa Social de Energia Elétrica em Tutóia no Maranhão?

O Estado de Maranhão é o mais novo a adotar o sistema de Tarifa Social de Energia Elétrica. Todo o Estado, incluindo a região de povoados como o Povoado Estiva em Tutóia-MA tem direito ao benefício. Nesse sentido, o TOPZERAH desenvolveu o passo a passo completo de como você pode participar. Entenda:

Mas afinal, o que é a Tarifa Social de Energia Elétrica?
Pessoa buscando se cadastrar na Tarifa Social – Foto: Divulgação/Equatorial

Primeiramente, a Tarifa Social de Energia Elétrica é um desconto na conta de luz, fornecido pelo Governo Federal às famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único ou que tenham entre seus membros alguém que seja beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Além disso, o desconto é dado de acordo com o consumo mensal de cada família, que varia de 10% a 65%, até o limite de consumo de 220 kWh, conforme a tabela abaixo:

CONSUMO MENSALPERCENTUAL DE DESCONTO
Até 30 KWh65%
De 31 KWh a 100 KWh40%
De 101 KWh a 220 KWh10%
Tarifa Social de Energia Elétrica – GOV.br

Mais de 1 milhão de maranhenses possuem direito ao benefício de desconto na energia elétrica e já fazem uso desse direito, segundo a Equatorial. No entanto, há mais 250 mil famílias que não aproveitam os descontos de até 65% na fatura de energia.

Quais documentos são necessários para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica?

Em resumo, os clientes aptos a receberem o benefício podem entrar em contato com a assistente virtual da Equatorial, tendo em mãos o número da conta contrato, número do NIS (Número de Inscrição Social) e, caso não seja o titular da conta, deve informar o nome completo, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe do titular.

Ainda não possui o NIS?

Antes de mais nada, quem ainda não possui o NIS – Número da Identificação Social, deve procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo para se cadastrar. Para quem já possui o NIS atualizado, pode buscar um dos canais de atendimento da Equatorial Maranhão para solicitar adesão à Tarifa Social. Além disso, também é possível saber se o NIS está ativo pela Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.

Por fim, os canais de atendimento para cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), para clientes que já possuem o NIS ativo são:

  • WhatsApp (Assistente Virtual Clara): (98) 2055-0116
  • Site: www.equatorialenergia.com.br
  • Central 116
  • Postos de Atendimento presencial da Equatorial Maranhão
  • APP Equatorial

Para os Moradores do Povoado Estiva, Baixa da Madeira e Faca de Ponta, em Tutóia-MA, podem procurar a Associação dos Moradores do Povoado Estiva para Saber como se C

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *