Empreendedorismo,  Tutóia

Educação tutoiense: a chave do futuro

Já se perguntou qual papel da educação para o desenvolvimento de uma região? Recentemente nos vimos em uma discussão de grande importância em Tutóia, região litorânea próxima aos lençóis maranhenses, pois a prefeitura local decidiu fechar a escola do povoado Estiva, decisão de extremo retrocesso, mesmo que revertida a decisão, isso nos alerta sobre o futuro.

O atual corpo governante da prefeitura de Tutóia foi eleito em 2020, mas de certa forma chocou a população atual com sua decisão, e chocou diversas famílias, além de toda uma sociedade que reagiu à decisão, Manoel Castro, nativo da região encabeçou o movimento que respondia a então prefeitura sobre a decisão absurda, ele que já vem de uma longa carreira de empreendedorismo aliada a responsabilidade social com os lugares que empreende, se comprometeu não só com o então movimento, mas com os futuros que precisam vir.

Tutóia abre uma alerta sobre como devem lutar e preservar a educação, nos últimos anos houveram desmontes educacionais por todo o país, mas estes que agora tendem a diminuir com uma resposta severa da população ainda sim merece um olhar focado e um senso de preservação.

Preservar a educação garante uma sociedade atuante e com um olhar para o desenvolvimento local, é importante formar tutoienses preparados para assumir as diferentes áreas que a região tem e valorizar a mão de obra interna. A economia local e interna gera uma sociedade em constante crescimento econômico, gerando empreendedorismo e grandes oportunidades.

Manoel Castro, compartilhou comigo os projetos que pretende trazer para Tutóia, engajando os moradores a serem mais engajados socialmente, comprometidos a preservar os direitos das futuras gerações e preservar os recursos naturais da região litorânea. Lutar pela educação é apenas uma das preliminares de uma luta muito maior e um desejo de crescimento local bem mais amplo.

O Tutoiense tem tido grande destaque nestas lutas e pretende ser cada vez mais ativo nas discussões locais, nascido e criado no povoado, Manoel Castro é uma personalidade de destaque e que devemos ficar de olho nos próximos anos, pois suas contribuições em Tutóia prometem ser inesquecíveis e de grande valia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *