Rota das Emoções,  Turísmo,  Tutóia

Conheça Tutóia, o paraíso litorâneo entre o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses

Os turistas estão cada vez mais descobrindo as belezas do litoral maranhense na busca por descanso, diversão e conhecer cada vez mais essa região tão exuberante no Brasil. E a cidade de Tutóia faz parte desse roteiro, uma região base na exploração de dois ecossistemas naturais vitais do nordeste brasileiro: Delta do Paraíba e Lençóis Maranhenses.

Quase na divisa com o Piauí, o município de Tutóia encanta os turistas com sua tranquilidade e sua reserva natural única, sendo um dos destaques da Rota Emocional, que percorre o litoral do Ceará, Maranhão e Piauí.

Por possuir duas das mais importantes reservas naturais do Brasil, o destino mistura diferentes estilos de paisagens, incluindo praias, rios, dunas, manguezais e lagoas de água doce.

Para o turista que busca passeios culturais, históricos e gastronômicos, Tutoia é uma excelente opção. Mas, qual a história por traz dessa cidade e quais os pontos turísticos não podem ficar de fora da lista de visitação?

Conheça a história de Tutóia

Tutóia fica localizada no estado do Maranhão, com uma população estimada de 58.860 habitantes, segundo últimos dados do IBGE.

Fundada em 29 de março de 1938, a cidade é composta por praias, mangues, dunas, lagos e rios, sendo um dos portais de entrada para quem quer conhecer o Delta do Parnaíba.

A região de Tutóia foi originalmente habitada por uma população indígena de tremembés que se estabeleceu às margens do rio Tutóia (atualmente conhecido como rio Bom Gosto).

Com o tempo, um grande número de homens de Parnaíba chegou à aldeia e ali estabeleceram fazendas de gado e cavalos, o que gerou conflitos com a população indígena.

A vila prosperou como um porto que facilitava o escoamento da produção e foi elevada à categoria de vila em 1º de agosto de 1758.

Existem várias teorias sobre a origem do nome do município. A primeira delas indica que Tutóia é uma variante de “Troas”, famosa cidade grega da Ásia Menor, famosa pela beleza de Helena, que provocou a guerra cantada por Homero.

Outra versão encontrada no estudo “Tutóia e Seu Folclore” afirma que a palavra vem de um ambiente indígena, na língua Tremembé, onde vivia o povo do mesmo nome. Nesse sentido, Tutóia significa “um pedaço de areia”, “uma vasta duna”, que descreve efetivamente as características topográficas da área costeira de Tutóia.

Cultura e turismo

As principais expressões culturais são: bumba-meu-boi com orquestra e sotaque zabumba (ênfase Boi Pelado), quadrilha, dança portuguesa, cacuriá, Festejo do Divino Espírito Santo e Dança do Caroço, todas as expressões culturais típicas dos municípios.

As igrejas antigas são também importantes elementos históricos e culturais, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição na aldeia de Tutoia Velha e a Igreja de São Bernardo na aldeia de Barro Douro.

O que visitar quanto estiver em Tutóia?

Um passeio por Tutóia é um prato completo para quem gosta de natureza. As atrações incluem praias, rios, dunas e lagoas, e a paisagem é bem preservada. Por isso, não faltarão roteiros de ecoturismo para todos os gostos. Vamos ver os 3 passeios por Tutóia que você não pode deixar de conhecer?

1. Delta do Parnaíba

Ao navegar pelas ilhas do Delta do Parnaíba ou Delta das Américas, você entenderá porque esse destino turístico é um dos mais bonitos do país e do mundo!

Considerado o maior das Américas e o terceiro maior do mundo, o delta tem mais de 2.700 quilômetros quadrados e é formado por mais de 70 ilhas, manguezais, dunas e riachos.

Para ver de perto esse ecossistema, alugue uma lancha no centro da cidade.

2. Pequenos Lençóis Maranhenses

Assim como o delta do Parnaíba, o Pequenos Lençóis Maranhenses tem marcado presença na maioria das fotos turísticas da região.

Localizado entre os municípios de Paulino Neves e Tutoia, o local é formado por dunas de areia recortadas por lagoas de água doce, além de vastas extensões de coqueiros. O mar ao fundo completa o visual.

O passeio geralmente é feito em veículo off-road ou 4×4 da agência de viagens, que disponibiliza roteiros por esses diversos pontos.

3. Praias em Tutoia

As praias de Tutóia são outras atrações imperdíveis. O mais legal é que a maioria delas não fica longe do centro da cidade e ainda oferece tranquilidade e vista paradisíaca.

Praia da Barra

A Praia da Barra é a principal praia do município de Tutóia. Situa-se a poucos metros do centro da cidade e é cenário de vários hotéis situados junto ao mar. Existem alguns quiosques e bares na praia que oferecem petiscos, bebidas e frutos do mar preparados na hora.

Praia do Amor

A Praia do Amor, um pouco mais afastada do centro de Tutoia, é o local mais procurado pelos amantes da natureza. Com três quilômetros de extensão, está bem preservada, rústica e quase desabitada. Lá, os kitesurfistas costumam ser encontrados aproveitando a força das ondas e do vento.

Praia da Moita Verde

A Praia da Moita Verde é mais selvagem do que as escolhas anteriores, com dunas de areia dourada e um local ideal para assistir ao pôr do sol. Na maioria das vezes, as visitas são feitas de buggy pela área, eventualmente incluindo uma parada no local. A praia costuma estar na rota turística dos Pequenos Lençóis.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *