Histórias reais: conheça a realidade da zona rural de Tutoia, no Maranhão
Tutóia

Histórias reais: conheça a realidade da zona rural de Tutoia, no Maranhão

Na zona rural de Tutoia, no estado do Maranhão, a realidade das famílias é marcada por desafios diários que refletem a falta de investimento e atenção por parte da Prefeitura. Um exemplo disso é o que os alunos da Creche da Santa Rosa precisam passar.

As estradas de terra, sem condições, tornam quase impossível o acesso. A situação se agrava quando a van escolar, vital para o transporte dos alunos, não consegue passar devido às condições precárias das estradas.

Com isso, mães se veem obrigadas a recorrer a meios alternativos, como levar os filhos de cavalo para a escola, uma realidade que expõe a falta de infraestrutura adequada. Mesmo pagando transporte, muitas vezes, os filhos precisam percorrer longas distâncias a pé até o ponto de encontro com a van escolar.

Enquanto isso, os estudantes do Ensino Médio enfrentam desafios adicionais ao estudar no Barro Duro, uma realidade que ressalta a falta de acesso a uma educação de qualidade. A ausência de transporte gratuito para os alunos que residem distante da escola evidencia uma lacuna na política educacional local.

A situação é reflexo de uma gestão municipal que, muitas vezes, fica focada exclusivamente na cidade, negligenciando as necessidades essenciais da zona rural. Paradoxalmente, é nessa região que reside toda a riqueza e a essência do município.

Diante desse cenário, fica evidente a urgência de investimentos nas áreas de infraestrutura, educação e saúde. As estradas precárias, aliadas à falta de acesso à educação de qualidade e serviços de saúde adequados, refletem a necessidade de uma atuação mais efetiva por parte das autoridades locais.

A zona rural de Tutoia clama por melhorias concretas e investimentos que atendam às demandas básicas de sua população, garantindo um futuro mais justo e próspero para todos.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DIZ5osqK_Ns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *