Projeto EJA 2024 é iniciado nos Povoados Estiva, Baixada Madeira e Ponta de Faca com educação para todas as idades
Tutóia

Projeto EJA 2024 é iniciado nos Povoados Estiva, Baixada Madeira e Ponta de Faca com educação para todas as idades

Na terça-feira (12), os moradores dos Povoados Estiva, Baixada Madeira e Ponta de Faca deram um passo significativo em direção à educação ao iniciar a turma do EJA – Educação de Jovens e Adultos, graças à colaboração de diversos parceiros.

Neste dia importante para a nossa comunidade, foi palpável não apenas a alegria dos jovens, mas também dos pais, mães e avós que tiveram a oportunidade de retornar aos estudos.

A turma funcionará de segunda a sexta-feira, às 19 horas, e todos são bem-vindos a participar. Com uma adesão vitoriosa, aqueles que por diversos motivos haviam abandonado os estudos foram incentivados a retomar a escola, vislumbrando um futuro melhor.

Entretanto, trazer esses novos estudantes para as salas de aula não foi uma tarefa simples. Manoel Castro, presidente da AMOPPE, juntamente com o diretor Luthes Gervan, contou com a colaboração de diversas pessoas e visitaram as casas nos Povoados, convidando pessoalmente e realizando as matrículas ali mesmo, na hora.

Esse tipo de incentivo foi fundamental para que eles se sentissem motivados a voltar à escola e reiniciar os estudos. A faixa etária dos participantes varia de 16 a 82 anos, deixando claro que a escola está aberta para todos, independentemente da idade.

Manuca, um senhor de 82 anos do povoado Estival em Tutoia, Maranhão, tornou-se um exemplo inspirador de superação ao retornar aos estudos. Sua história emocionante demonstra que o aprendizado não tem idade e que a busca por conhecimento pode ser realizada em qualquer momento da vida.

No entanto, para que os alunos possam desfrutar de melhores condições de ensino, além da chegada necessária de material escolar, algumas mudanças estruturais precisam ser feitas, como a troca da iluminação e o aumento do número de ventiladores nas salas, entre outras melhorias.

“As pessoas estavam desacreditadas. No entanto, quando viram que a educação é uma oportunidade de mudar de vida, fizeram a matrícula no EJA e estão extremamente felizes em participar dessa nova fase da educação em Tutoia”, afirmou Manoel Castro.

Esse resultado tem um significado muito grande, pois a educação é verdadeiramente a porta para o futuro, e só precisamos de alguém que nos mostre onde dar o primeiro passo.

O objetivo principal do EJA é garantir o direito à educação para todas as faixas etárias, independentemente do momento em que decidiram retornar aos estudos. Muitas vezes, os estudantes matriculados no EJA possuem experiências de vida diversas e demandas específicas, o que requer uma abordagem pedagógica diferenciada e adaptada às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *