“A cidade para ser boa para o turista precisa ser boa para a comunidade”, diz Secretário do Turismo de Tutoia sobre o papel da população e do poder público no crescimento turístico da região
Empreendedorismo,  Empreender em Tutóia,  Rota das Emoções,  Turísmo,  Tutóia

“A cidade para ser boa para o turista precisa ser boa para a comunidade”, diz Secretário do Turismo de Tutoia sobre o papel da população e do poder público no crescimento turístico da região

Localizada entre o Delta do Paraíba e os Lençóis Maranhenses, a cidade de Tutoia tem um grande potencial turístico em um ecossistema rico em biodiversidade.

Entretanto, mesmo abrigando grandes paisagens de diferentes estilos, que incluem praias, rios, dunas, mangues e lagoas de água doce, a região ainda é pouco conhecida e diferentes projetos vem sendo programados para transformar a região em um polo turístico, favorecendo o crescimento econômico, levando a cultura e a gastronomia local para outras regiões do Brasil.

Mais recentemente, a AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores dos Povoados Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca realizou uma ação de demarcação de trilhas, junto com a população local e voluntários, para o crescimento do turismo de aventura na região.

E com o pensamento de alavancar a economia local que o Secretário de Turismo de Tutoia, Patrick Pereira de Araújo, aceitou o desafio de guiar a pasta para novos rumos, onde segundo ele, são ações conjuntas entre a população e o poder público que podem elevar o nome do município para outros patamares quando o assunto é turismo de natureza.

Formado em Bacharel no curso de Turismo no ano 2008, fez um estudo de caso de Tutoia dentro do roteiro que atualmente é chamado de Rota das Emoções, que cruza o litoral do Ceará, Maranhão e Piauí.

Como Turismólogo, trabalhou em hotéis da capital até 2013, mas em paralelo a isso, fazia pacotes turísticos incentivando as pessoas a conhecerem sua cidade, oferecendo passeios junto com seu irmão.

Em 2013, retornou para Tutoia, onde criou uma agência de ecoturismo e construção da pousada. Sua história se assemelha a várias outras de tutoienses que vão em busca de conhecimento e retornam para empreender em sua cidade.

No turismo sempre existiu a cultura que só quem fazia estruturas de qualidade eram pessoas “de fora”. Entretanto, o filho da cidade vendo o descaso do poder público com o setor de turismo, saiu em busca dos empreendedores, para buscar representatividade e soluções para problemas que afetavam diretamente a indústria do turismo. Daí surgiu a Atratur-Tutoia, Associação do Trade Turístico de Tutoia, composta por representantes dos setores de hospedagem, alimentação e agências de passeios.

Devido ao sucesso na área do turismo, Patrick Pereira Araújo recebeu o convite para ser Secretário do Turismo de Tutoia.

Segundo ele, o turismo é essencial porque é a grande vocação da cidade, pois o município tem o privilégio de estar dentro do Delta do Parnaíba, no início dos Lençóis Maranhenses, com uma zona rural rica em cultura, gastronomia, agricultura e rios de águas cristalinas.

“Tutoia tem o privilégio de ter um povo acolhedor. Portanto, o que precisamos são de ações que possam trazer o turista até aqui. Uma delas são os eventos de cunho religioso, gastronômico, esportivo etc. Fica aqui o projeto de estabelecer uma estratégia para isso”.

Sobre as melhorias e ações, ele cita que, dentro da Secretaria de Turismo, existem alguns eixos que precisam ser avaliados, como da infraestrutura, propaganda e marketing com a divulgação da cidade nas mídias, ordenamento e capacitação da comunidade que possa gerar benefícios ao turista etc.

“A população pode ajudar por ter orgulho de ser tutoiense, sendo uma cidade desejada pelo mundo todo. Para isso, todos precisam estar ativos na busca por melhorias. A cidade para ser boa para o turista precisa ser boa para a comunidade que ali reside. E só quem mora aqui sabe as necessidades, o que precisa melhorar”

É nesse sentido que Patrick fala sobre o papel do poder público em criar melhorias e projeto de desenvolvimento na cidade.

“Desde um calendário de eventos, gerando demanda para a cidade, até o planejamento de orçamento para isso, precisam ser analisados pelo poder público. Temos que ofertar uma saúde de qualidade e educação para que o turista possa ser recebido com estrutura. Também, como representantes do povo, é preciso participar de ações de divulgação em todas as mídias, sem falar de seguranças e outros detalhes para deixar o ambiente propício para o avanço do turismo”

E você, já conhece Tutoia e suas belezas? Não deixe de aproveitar nas próximas férias esse roteiro de natureza e toda a cultura e beleza que a cidade tem a oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *