Maranhão fica em último lugar no indicador de renda do IBGE em 2023. Vamos mudar isso?
Notícias

Maranhão fica em último lugar no indicador de renda do IBGE em 2023. Vamos mudar isso?

Você que é maranhense vai entender que não é legal saber que o nosso estado tem um dos piores índices de desenvolvimento econômico e humano do país (IDH).

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no indicador de renda de 2023, o Maranhão fica em último lugar, com índice de 0,612. Vinte e três cidades do Maranhão estão entre as 100 cidades do Brasil com pior IDH, mas dentre as 200 cidades brasileiras com melhor IDH, nenhuma é maranhense. Dos 217 municípios, cerca de 140 possuem IDH baixo.

Assim, o estado ficou como um dos piores da federação brasileira, com menor salário e pior qualidade de vida, onde as cidades mais pobres estão localizadas no Maranhão.

Por isso, convidamos todos os maranhenses a se levantar e começar a mudar esse cenário, porque isso depende de cada um de nós.

A principal mudança que precisamos fazer é, agora em 2024, eleger pessoas capacitadas, renovando as Câmaras de Vereadores e as prefeituras, escolhendo aqueles que têm projetos que possam gerar resultados na vida das pessoas.

Isso porque, a realidade maranhense começa no nosso povoado, no nosso bairro, na nossa cidade para depois ela ir a nível de estado.

Por isso, não adianta dizer que a culpa é de determinada pessoa, mas sim tomar ação sobre essas mudanças.

Então, sobre esse tema, vamos conversar no meu perfil no Instagram abrindo os olhos sobre o papel da sociedade e de como ela é fundamental nessas melhorias, sendo o pilar das transformações.

Por isso, não deixe de acompanhar nossas lives no Instagram Manoel Castro (https://www.instagram.com/manoelcastros/)

Mais detalhes, veja o vídeo completo sobre o tema:

Link com o

Ranking dos 27 estados por ordem de Melhor Desempenho, Cliquie Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *