Empreendedorismo

Os caminhos do empreendedorismo: conheça a história de Manoel Castro no mercado empreendedor

Empreender é o sonho de muitos brasileiros que buscam ter um negócio próprio, deixando de lado o emprego tradicional. E cada vez mais novas ideias são lançadas no mercado. A experiência de quem já atua neste setor faz toda a diferença para quem está começando.

Este é o caso de Manoel Castro, experiente empresário do empreendedorismo, que desde muito cedo sabia que não queria um trabalho tradicional e, sim, ser dono da sua marca, levando um produto diferenciado ao seu público alvo.

Sua entrada no empreendedorismo se deu logo quando ele deixou a cidade de Tutoia, no Maranhão, e foi em busca de novas oportunidades, em São Luís, e depois, na região Sudeste do Brasil.

Diante das dificuldades de entrar no mercado de trabalho, onde, segundo Manoel, é preciso ficar insistindo por indicação a uma vaga de emprego, ele percebeu, já com 14 anos, que, dentro de si, existia essa vontade de ter algo novo. Então, foi atrás!

“Fui inovando e desbravando várias ideias. Entretanto, por não ter qualificação, no começo, acabei perdendo o foco, mas, foi aí que comecei a aprender a fazer jarros de discos de vinil, em seguida, entrei em um curso de informática, onde acabei tendo uma visão mais abrangente do tipo de mercado que queria estar. Neste momento, entendi que eu era empreendedor. E não parei mais”

Sobre as vantagens do empreendedorismo para o mercado de trabalho, Manoel Castro disse que “tudo que fazemos na vida tem relação com empreender”.

Seja empregado ou empregador, o empreendedorismo é a veia que movimenta a sociedade. Você é um empreendedor desde o momento em que começou a estudar para qualquer ofício. Empreender não é só abrir um negócio. É estudar para chegar em um lugar melhor, é buscar conhecimento, é se preparar. São vários fatores que envolvem o empreendedorismo. E isso é a grande vantagem deste mercado”.

Mas, para que isso possa dar certo, é preciso ter uma visão muito aberta sobre os colaboradores e, principalmente, valorizar as pessoas.

“Quando vc empreende, vc entra num mar, onde a segurança é você quem faz, diferente quando vc entra numa empresa tem a ‘falsa’ segurança da carteira assinada. No entanto, é preciso parcerias com a equipe operacional e com quem gerencie o negócio, lembrando que ninguém consegue nada sozinho, ainda mais neste mercado. É recomendado sempre se buscar bons relacionamentos”

Sobre os desafios de ser um empreendedor no Brasil, Manoel Castro diz que a formalização e a alta cobrança de impostos podem gerar desânimo em quem está começando. Isso porque, para ter um CNPJ ativo, é preciso investimento, e tanto o poder público, quanto o Sebrae e os bancos não dão credibilidade para o novo empreendedor. Só depois que a pessoa tem a sua marca consolidada, que ela realmente tem valor. É isso que faz com que muitas pessoas desistam.

“Muita gente tem ideia, mas não tem condições de empreender. É isso que vemos no interior. Pessoa sabe fazer, mas não tem como colocar o negócio para frente”

Hoje, Manoel Casto, além de ter a sua marca forte no mercado nacional, ele está à frente como presidente da AMOPPE – Associação dos Moradores e Pescadores do Povoado Estiva, Baixa da Madeira e Ponta de Faca, atuando como voluntário deste projeto que visa ajudar a comunidade local de diferentes formas.

Neste sentido, ele disse que o empreendedorismo é uma das formas encontradas para desenvolver a economia local e transformar o modo com que as pessoas pensam, deixando de depender da gestão pública.

“O poder público não tem essa visão de ajudar com políticas de empreendedorismo. E a falta de conhecimento cria uma limitação. Portanto, o empreendedorismo é tudo que uma comunidade pode produzir para gerar renda, sendo muito importante neste momento que vivemos”

E para quem está começando a empreender, a dica principal que Manoel Castro dá é: busque informações, optando sempre por um mercado que você goste.

“Não adianta achar que o amigo está ganhando dinheiro, que eu vou fazer o mesmo e que vai dar certo igualmente. Todo mundo tem capacidade única, basta ampliar isso para que gerem resultados econômicos. Minha dica é começar com aquilo que você domina, que sabe que vai atingir as pessoas certas e assim ter sucesso no negócio. Assim começa a vida empreendedora”, finaliza Manoel Castro.

E você, já pensou em empreender e ser dono do seu próprio negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *