Durante Live, vereador Jerfferson Menezes debate com Manoel Castro os problemas de saúde, educação pública e infraestrutura em Tutoia
Notícias,  Política em Tutóia,  Tutóia

Durante Live, vereador Jerfferson Menezes debate com Manoel Castro os problemas de saúde, educação pública e infraestrutura em Tutoia

Na última quinta-feira (18), o vereador Jerfferson Menezes participou de uma live no Instagram com Manoel Castro para abordar assuntos de interesse público, como os problemas de saúde, educação e infraestrutura na cidade de Tutoia.

Filho de Tutoia, Jerfferson Menezes veio de família humilde e desde cedo já trabalhava para ajudar na renda familiar. Mas, foi em 2016 que resolveu entrar para a política depois de ser secretário adjunto, vindo a se candidatar como Vereador em seguida.

“Por uma questão de ajudar as pessoas em mais de 3 anos como secretário adjunto, quis me candidatar ao cargo de vereador, sempre preocupado com as necessidades das pessoas, onde passava bastante tempo no hospital para ajudar, acompanhando de perto as necessidades do povo”.

Para começar a conversa, Manoel Castro lembrou as deficiências no setor da saúde em Tutoia, onde para o vereador Jerfferson Menezes, o problema começa pela falta de estrutura dos postos de atendimento, ainda mais pelo fato do município ser extenso e as estradas não terem condição de atender emergências dos moradores dos povoados mais afastados, sem falar do quadro reduzido de agentes de saúde que poderiam atender nesta região, o que desafogaria os hospitais.

Com dados do Portal da Transparência, Manoel Castro mostrou que dentro de Tutoia existe um total de 16 médicos pagos pela verba federal, 132 agentes de saúde e 34 enfermeiros, somando uma folha de pagamento de mais de R$ 1.397.000,00. Ou seja, tem pessoas para atender, mas o que falta é estrutura dentro das unidades de saúde.

“Filhos de Tutoia nascem no Piauí por não encontrarem condições de saúde na cidade. Ou seja, se a gestão não dá as ferramentas para os médicos, como que ele pode dar atendimento”?, disse Manoel Castro.

E o vereador Jerfferson Menezes concordou, dizendo que dentro da cidade existe um efeito cascata: quando você não cuida dos sintomas, a pessoa vai ter que ir atrás de atendimento mais preciso e isso sobrecarrega o sistema.

“Nossos moradores estão indo para a Paraíba fazer hemodiálise. O povo que procura o sistema de saúde sabe da situação. Então, não tem porque o vereador duvidar disso”, disse o vereador.

Mas, diferentemente de outros tempos, Manoel Castro citou que um movimento está crescendo na cidade: as pessoas estão interessadas sobre os assuntos políticos, não aceitando o que os poderes públicos impõem, onde eles vão atrás de informações e direitos.

É por isso que eles lembraram da importância da educação na nossa cidade. E esse foi mais um tema debatido na live. Tanto para o vereador Jerfferson Menezes, como para Manoel Castro, a educação precisa ser colocada também como prioridade. Mas, o que se vê é uma falta de empenho da atual gestão para isso.

“Tentaram fechar a escola do Povoado Estiva, mas com o respaldo da lei, impedimos esse abuso. Além disso, conseguimos doações para os kits iniciais do material escolar e sempre estamos realizando ações em prol dos alunos. Daí eu pergunto: cadê a secretaria da educação que até agora não fez nada? ”, disse Manoel.

Entretanto, para que os alunos possam ir para a escola ou receber atendimento médico, é preciso uma estrutura nas estradas. Esse foi outro ponto bastante debatido na live. E mais uma vez quem sofre são os moradores dos povoados mais afastados, que precisam percorrer longas distâncias por vias sem sinalização ou iluminação, e por conta disso, acabam deixando o estudo de lado ou não recebendo atendimento médico de qualidade, tendo de recorrer a outras alternativas para isso.

O que notamos nesta live é que existem diversas necessidades que o povo de Tutoia precisa e que cada vez mais a população está se sentindo motivada a brigar pelos seus direitos, ficando o poder público responsável por realizá-las.

Veja a live completa neste link: Live com o Vereador Jerfferson Menezes sobre Saúde, Educação Pública e Infraestrutura em Tutóia-MA – YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *