Empreendedorismo,  Tutóia

Tutóia: um mar de possibilidades

Tutóia sempre foi uma região com amplas possibilidades de se empreender, esta que recentemente se tornou foco de Manoel Castro, empresário nativo da região que desbravou o país estudando e empreendendo, e agora pretende retornar a Tutóia para dar início a uma nova era de empreendedorismo tutoiense, e com base nesse papo que tive com ele, trago uma percepção de grande desenvolvimento econômico na região: Tutóia é um mar de possibilidades para os empreendedores.

Embora muitas grandes empresas já olham para a região como um lugar próspero,  ainda há pouca movimentação local para se empreender em diferentes frentes. Em 2022 a região vibrou com a possibilidade de um novo complexo eólico, mas o olhar de Manoel Castro que pretende migrar seus negócios para a região, apresenta uma percepção mais visionária.

Pousada Jagatá – Tutóia

Os grandes complexos que geram empregos na região, muitas vezes substituem até mesmo os fortes comerciais tutoienses, estes que podem crescer cada vez mais se bem orientados e bem estruturados. A região já é a menina dos olhos de muitos turistas que vem da cultura de remote first que muitas empresas estão adotando.

É importante ressaltar que a o aumento de crescimento da atividade turística, é positivo, mas sozinho não aumenta as atividades comerciais locais, é preciso investir em diversas esferas, como a educação, umas frentes que o Manoel Castro nos alerta que precisa de um olhar mais aprofundado, visto que recentemente houve uma tentativa de fechar escolas do povoado tutoiense.

Ao investir em educação, turismo e na preservação das paisagens naturais, a região tem os pilares ideias para empoderar outros nativos, para que invistam em seus próprios produtos e nos que Tutóia pode oferecer. E de alguma forma, é preciso apoiar e estimular que se saia da caixinha das grandes empresas em prol de grandes empresas com a cultura tutoiense surjam.

Manoel Castro além de nos contar sobre os projetos que visa estruturar em Tutóia, ressaltou que todos os tipos de empreendimentos podem ser fomentados na região, visto que os locais já produzem grandes artesanatos, experiências gastronômicas e até mesmo produtos naturais com matéria base regional. Tutóia ganha um filho que levanta sua bandeira e ressalta seu valor mediante as oportunidades que o local traz para desenvolver um forte comércio.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *