“É preciso sair da indignação, para a ação”, disse o vereador André Rodini durante live com Manoel Castro
Notícias,  Sobre Política

“É preciso sair da indignação, para a ação”, disse o vereador André Rodini durante live com Manoel Castro

“Não vence na política quem desiste”. Foi com essa frase que André Rodini, vereador de Ribeirão Preto, começou a live com Manoel Castro na terça-feira (13), em um papo que mostrou como a ação conjunta do poder público com a população pode transformar uma cidade.

Filiado ao Partido Novo, André Rodini, de 54 anos, falou um pouco da sua trajetória na política e ainda deu alguns conselhos de como a administração pública de Tutoia pode focar no turismo para ter o crescimento da região.

Em toda a sua vida, o vereador disse que gostou de liderar e viu na política uma forma de fazer o certo, ainda mais quando percebeu que os homens de bem não estavam atuando no setor público.

“Aos 40 anos de idade fui participar da política. Disputei 5 eleições e às vezes as pessoas desistem porque não ganham logo. Mas, não vence política quem desiste”

Para Rodini, durante toda a sua trajetória, o importante sempre foi fazer a coisa certa, mesmo que ninguém estivesse fazendo.

“Estamos revolucionando o modo de fazer política. Aqui no Partido Novo temos um lema: sair da indignação para a ação. Assim, deixamos nossa vida pessoal de lado e começamos a seguir a vida pública, onde o interesse maior deve ser em prol da população.

Com atuação forte na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, André Rodini foi questionado por Manoel Castro sobre a presença do nepotismo na cidade, algo que é bastante visto no Maranhão. Segundo ele, é preciso manter a impessoalidade no serviço público.

“Pior do que fazer nepotismo, é que muitos políticos tentam empregar o parente na empresa que ganhou a licitação pública. E nesse caso que o vereador precisa ficar de olho e coibir qualquer ato”

Na conversa, Manoel Castro pediu que André Rodini desse um conselho para os vereadores de Tutoia que não conseguem ter o pedido aceito pela Câmara. Para ele, é preciso conversar com todas as lideranças, independentemente de serem de direita ou esquerda, para conseguir os votos necessários antes da apresentação dos projetos.

“Se após essa conversa o vereador não tiver os votos necessários, ele não deve apresentar o projeto em plenário, evitando passar vergonha. Assim, ou você se articula com seus pares ou com a população. O que eu digo é que é preciso deixar as brigas de lado e colocar como objetivo o bem-estar da população”

Manoel concordou com esse posicionamento e lembrou que não precisa brigar para cuidar da população. “Vamos esquecer as brigas políticas, as ideologias e sim ir atrás de melhorias, todos juntos”, disse ele.

Como o vereador de Ribeirão Preto, André Rodini lembra que a cidade também passa por problemas como outras cidades do Brasil. Mas, diferentemente do que acontece em Tutoia, a região recebe incentivo quando o assunto é empreendedorismo, algo que é bastante almejado por Manoel Castro e reforçado por ele em todas as visitas aos povoados de Tutoia.

E mesmo não conhecendo a região de Tutoia, o vereador André Rodini mencionou que a cidade vem perdendo dinheiro e investimento por não valorizar seu potencial turístico.

“A Prefeitura tinha que criar cursos para transformar pessoas em empreendedores ou trabalhadores desses novos empresários. E eu vejo que Tutoia tem um grande potencial turístico que deveria ser melhor aproveitado, fortalecendo o empreendedorismo”

Neste sentido, Manoel lembrou as riquezas de Tutoia e que é preciso tirar essa ideia de assistencialismo da região, com a finalidade de deixar as pessoas livres para empreender.

“Se você não tem educação, não tem como resgatar as riquezas que tem embaixo do seu pé. Devemos estimular a criança a empreender. Quando saí de Tutoia, não tinha nada. Apenas um sonho. Foi em São Paulo que consegui colocar em prática, pois era uma cidade que me dava condições para isso. Mas, nem todos conseguem. Quando saímos de cidade pequena e vamos para cidade maior, acabamos nos perdendo, porque não temos conhecimento. Ou seja, boa parte das pessoas acabam fazendo bico, indo morar em favela e o potencial de empreender e construir algo acaba se perdendo”, disse Manoel.

Sobre isso, o vereador André Rodini disse que a população tutoiense precisa se unir, não ficar de braços cruzados esperando os recursos do governo, o assistencialismo. O certo seria se unir, fomentar o turismo e ajudar no crescimento do município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *